A ORALIDADE NA ESCOLA: NOTAS SOBRE A PROBLEMÁTICA DA MODELIZAÇÃO DIDÁTICA[1]
Marília Cristina campos LOPES[2]
Luís de Nazaré Viana VALENTE[3]
RESUMO
O trabalho tem como propósito analisar o ensino do oral formal no ensino médio em escolas públicas do município de Cametá-Pa. Para tanto, utililizou-se de entrevistas semi-estruturadas com quatro professores a fim de analisar a representação que estes têm do oral formal e de seu ensino. Os dados foram analisados à luz da teoria sociodiscursiva que conjuga, tanto no campo teórico como aplicado, os estudos vigotskianos e bakhtinianos. A descrição dos dados mostrou a ausência da tematização de gêneros orais formais como objetos de ensino, além de salientar a modelização didática como a maior problemática no ambiente pesquisado.
PALAVRAS-CHAVE: ensino; oral formal; modelização didática.
THE ORALITY IN THE SCHOOL: NOTES ABOUT THE PROBLEMATIC OF DIDACTIC MODELIZATION
ABSTRACT
This work intentions to analyze the teaching of formal oral in a public school of the Cameta city in the Para- Brazil. For both, it was for interviews semi-structured with four teachers in order to analyze the representation that these have of the formal oral and its teaching. The data were analyzed according to the sociodiscursive theory that combines, both theoretical and applied field, the vigotskianos and bakhtinianos studies. The description of data showed the absence of formal oral genres of thematization as objects of teaching, addition to pointing to the didactic modelization like a more problematic in the environment studied.
KEY WORDS: teaching; formal oral; didactic modelization.
[1] Agrademos o apoio da FAPESPA/SEDECT em parceria com o CNPq e a SEDUC/PA, através do programa PIBICJr, edital/2008.
[2] Graduada em Letras (2004), especialista em “Linguagem & Educação” (2007) e em “Ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa” (2008), ambos pela Universidade Federal do Pará (UFPA). mccl13@hotmail.com
[3] Graduado em Letras (2005) especialista em “Língua portuguesa: uma abordagem textual” (2007), mestrando em Linguística pela Universidade Federal do Pará (UFPA), onde é professor efetivo da matéria ensino-aprendizagem de português. vianavalente@hotmail.com
Ver publicação completa em: http://www.redisis.furg.br/edicoes/vol9/art3v9.pdf
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