tag:blogger.com,1999:blog-16526511492427703002024-03-13T14:32:41.172-07:00Prof. Luís ValenteLinguagem e ensino de línguas.Prof. Luís Valentehttp://www.blogger.com/profile/14063585057589346464noreply@blogger.comBlogger44125tag:blogger.com,1999:blog-1652651149242770300.post-32565695362271895532012-08-08T07:02:00.001-07:002012-08-08T07:02:30.344-07:00Em defesa do Enem Marcos Bagno – Fevereiro de 2012Em defesa do Enem
Marcos Bagno – Fevereiro de 2012
Mais de cinco milhões de estudantes brasileiros participaram do último ENEM. Para quem não sabe (e para se ter uma ideia do que esses números representam), a população absoluta de muitos países (Dinamarca, Finlândia, Noruega, Nova Zelândia, Uruguai, etc.) não chega a esse total. Isso quer dizer que se, por exemplo, cinco mil testes tivessem Prof. Luís Valentehttp://www.blogger.com/profile/14063585057589346464noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1652651149242770300.post-2265871477745423162011-10-03T07:02:00.001-07:002011-10-03T07:02:53.643-07:00Alfabetização e Letramento: condições de inclusão social (?) Lilian de LacerdaNo aconchego da memória ainda muito presente algumas lembranças,
durante a minha temporada em Caratinga pelo desenvolvimento do projeto Eu Leio!
E Você?, o qual pude participar, em 2000, de uma oportuna experiência de formação
junto aos professores alfabetizadores e a equipe pedagógica da E. E. “Frei Carlos”.
Por intermédio deste artigo pretendo, pois, ampliar a oportunidade de interlocução
- Prof. Luís Valentehttp://www.blogger.com/profile/14063585057589346464noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1652651149242770300.post-89025645004649670372011-06-01T06:05:00.001-07:002011-06-01T06:05:59.689-07:00Educação para o debateSergio Fausto - O Estado de S.Paulo
Disseram que o livro Por uma Vida Melhor estaria autorizando o desrespeito generalizado às regras da concordância e abolindo a diferença entre o certo e o errado no emprego da língua portuguesa. Tudo isso com o beneplácito do MEC.
A celeuma ganhou os jornais nas últimas semanas. Foi motivada por um trecho no qual se afirma que o aluno pode dizer "os livro". Prof. Luís Valentehttp://www.blogger.com/profile/14063585057589346464noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1652651149242770300.post-22210346067200832032011-03-18T05:51:00.000-07:002011-03-18T05:52:49.145-07:00Mudanças tecnológicas podem criar "desigualdade na leitura"Mudanças tecnológicas podem criar "desigualdade na leitura"TÓQUIO (Reuters) - A rápida ascensão dos livros eletrônicos pode criar uma "desigualdade na leitura," com as pessoas incapazes de arcar com o custo da nova tecnologia sendo deixadas para trás, em um período de declínio na capacidade de escrita e leitura nos Estados Unidos.As comunidades negras onde muitos estudantes já estão ficando para Prof. Luís Valentehttp://www.blogger.com/profile/14063585057589346464noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1652651149242770300.post-52291645386912179882011-01-10T13:38:00.000-08:002011-01-10T13:48:53.093-08:00Rumo aos novos letramentos Entrevista com a Profa. Dra Roxane RojoRumo aos novos letramentosEntrevista com a Profa. Dra Roxane RojoEm tempos de mídias digitais, o processo de letramento não deve mais restringir-se apenas aos impressos, diz a professora Roxane Rojo, do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade de Campinas e coordenadora do projeto de pesquisa "Multiletramentos e abordagem da diversidade cultural no ensino de língua materna. O papel dos Prof. Luís Valentehttp://www.blogger.com/profile/14063585057589346464noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1652651149242770300.post-6064517076501656892011-01-10T06:26:00.001-08:002011-01-10T06:34:20.249-08:00Analfabetismo no Brasil supera média da América LatinaAnalfabetismo no Brasil supera média da América Latina A proporção de pessoas que não sabem ler ou escrever no Brasil é maior que a média registrada na América Latina e no Caribe. Ao todo, 9,6% dos brasileiros com mais de 15 anos são analfabetos contra 8,3% dos moradores da região, revela o Anuário Estatístico de 2010 da Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal), agência das Nações Prof. Luís Valentehttp://www.blogger.com/profile/14063585057589346464noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1652651149242770300.post-16066965915093098812011-01-10T06:26:00.000-08:002011-01-10T06:30:55.456-08:00Analfabetismo no Brasil supera média da América LatinaAnalfabetismo no Brasil supera média da América Latina A proporção de pessoas que não sabem ler ou escrever no Brasil é maior que a média registrada na América Latina e no Caribe. Ao todo, 9,6% dos brasileiros com mais de 15 anos são analfabetos contra 8,3% dos moradores da região, revela o Anuário Estatístico de 2010 da Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal), agência das Nações Prof. Luís Valentehttp://www.blogger.com/profile/14063585057589346464noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1652651149242770300.post-72918665319709684822010-12-16T04:26:00.000-08:002010-12-16T04:27:48.529-08:00O conteúdo da educação dialógica e as relações homens-mundoO conteúdo da educação dialógica e as relações homens-mundo Se o processo educativo se constrói segundo uma proposta de diálogo, não é fora do diálogo que irá se encontrar o conteúdo desta educação. O educador que simplesmente elabora e organiza o conteúdo do trabalho pedagógico a partir de seu entendimento de mundo, de sua visão de realidade e através disso disserte, deposite idéias suasProf. Luís Valentehttp://www.blogger.com/profile/14063585057589346464noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1652651149242770300.post-52121626027011416712010-11-08T04:52:00.000-08:002010-11-08T04:54:45.127-08:00O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE: CONTAR HISTÓRIAS FAZ MUITO BEM À SAÚDEO MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE: CONTAR HISTÓRIAS FAZ MUITO BEM À SAÚDEA Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde como o estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não meramente a ausência de doença. Ao ampliar esta visão, dissociando do modelo exclusivamente médico/doença para entender que o sujeito está inserido em um contexto, que o determina e é determinado por este, está Prof. Luís Valentehttp://www.blogger.com/profile/14063585057589346464noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1652651149242770300.post-17141164035356803312010-10-14T05:35:00.000-07:002010-10-14T05:37:28.059-07:00PRATOS QUE SE LAVAM SOZINHOS? SÓ NA GRAMÁTICA NORMATIVA! Marcos BagnoPRATOS QUE SE LAVAM SOZINHOS? SÓ NA GRAMÁTICA NORMATIVA!“E como por toda África se soa […] os grandes feitos que fizeram” (Camões, Lusíadas, canto II, 103). Marcos Bagno – Junho de 2008Dia desses, na feira da Torre de TV em Brasília, vi uma placa de madeira com estes dizeres: “Aqui se come, aqui se bebe, mas aqui também se lava os pratos”. Algum patrulheiro gramatical de plantão vai logo comentarProf. Luís Valentehttp://www.blogger.com/profile/14063585057589346464noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1652651149242770300.post-63195086806130427042010-09-20T04:29:00.000-07:002010-09-20T04:30:28.889-07:00Para habitar o mundo é preciso habitar a línguaPara habitar o mundo é preciso habitar a línguaDan VAN RAEMDONCK, lingüista, professor da Universidade Livre de Bruxelas (Bélgica)Para decifrar o mundo, a criança tem de poder escutar, ler, falar, escrever. Mas, garantia de emancipação, a cotação do francês não brilha muito. Como melhorar o domínio da língua? E o da gramática? Mas de que gramática está se falando?Numa democracia saudável, a Prof. Luís Valentehttp://www.blogger.com/profile/14063585057589346464noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1652651149242770300.post-35604961045281845182010-09-09T04:46:00.000-07:002010-09-09T04:49:10.883-07:00A IGNORÂNCIA É CARA Affonso Romano de Sant'AnnaA IGNORÂNCIA É CARA Affonso Romano de Sant'Anna Três noticias no jornal me falam da mesma coisa de forma diferente.A primeira, quase como se fosse uma revelação ou escândalo, informa que um colégio de subúrbio no Rio, lá na Penha, foi o melhor classificado entre todas as escola do estado. O detalhe é que não tem nada daquilo que caracteriza os grandes estabelecimentos de ensino. Ou seja, não Prof. Luís Valentehttp://www.blogger.com/profile/14063585057589346464noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1652651149242770300.post-29542713516911872972010-08-18T13:00:00.000-07:002010-08-18T13:03:42.637-07:00Só conhecimento teórico não forma bom professor, entrevista com Doug LemovSó conhecimento teórico não forma bom professor, entrevista com Doug Lemov"Docentes também precisam de técnicas para transmitir conhecimento, inspirar crianças e manejar sala de aula", diz educadorQuando, aos 21 anos, começou a dar aulas, Doug Lemov, 42, conta que ouviu conselhos como "espere o máximo dos seus alunos todo dia" ou "tenha altas expectativas sobre seu desempenho". No momento em que Prof. Luís Valentehttp://www.blogger.com/profile/14063585057589346464noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1652651149242770300.post-6877339814846838442010-08-03T05:30:00.000-07:002010-08-03T05:40:06.868-07:00A LEITURA VAI MORRENDO PELO CAMINHO. QUE DESGRAÇA! carta aberta de E. Teodoro em protesto a extinção do projeto LEIA BRASIL.Soube, hoje, do encerramento das atividades do LEIA BRASIL. Não posso deixar de vir a público para expressar a minha imensa tristeza diante deste acontecimento. Ao mesmo tempo, para demonstrar a minha intranquilidade a respeito do destino da leitura neste país. Ao longo de minhas lutas por mais e melhores leituras para o povo brasileiro, sempre defendi a necessidade de uma "frente" constituída Prof. Luís Valentehttp://www.blogger.com/profile/14063585057589346464noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1652651149242770300.post-22847122080703414622010-07-16T04:15:00.000-07:002010-07-16T04:16:41.089-07:00EXISTE OU NÃO EXISTE? EIS A QUESTÃO Marcos Bagno - Abril de 2010EXISTE OU NÃO EXISTE? EIS A QUESTÃOMarcos Bagno - Abril de 2010A ideologia purista no que diz respeito à língua é tão autoritária e dogmática que um de seus principais recursos retóricos é negar pura e simplesmente a existência mesma dos usos linguísticos que seus defensores rotulam de "erros". Nesse discurso, se uma determinada construção sintática não é acolhida pela tradição gramatical, diz-seProf. Luís Valentehttp://www.blogger.com/profile/14063585057589346464noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1652651149242770300.post-85122945023379149632010-06-21T07:15:00.000-07:002010-06-21T07:20:09.145-07:00TRAGO OU TRAZIDO? O TEMPO DIRÁ! Marcos Bagno - Fevereiro de 2010Um dos mais interessantes vetores da mudança linguística é a chamada hipercorreção, a atitude do falante que aplica certas regras gramaticais onde, em princípio, elas não se aplicariam. Em sociedades com uma pesada tradição normativa, como a nossa, impera também uma forte insegurança linguística na maioria da população. Acostumados a ouvir que "brasileiro não sabe português" (porque só os Prof. Luís Valentehttp://www.blogger.com/profile/14063585057589346464noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1652651149242770300.post-45996070187052401662010-06-14T04:59:00.000-07:002010-06-14T05:14:21.999-07:00Mais do que letras: as situações didáticas de Língua PortuguesaAté dominar a leitura e a escrita, a garotada passa por experiências enriquecedoras, como ler sem saber ler e escrever sem saber escrever Cada criança chega à escola em uma fase da alfabetização - o nível de compreensão depende das possibilidades prévias de contato com o mundo da escrita. Apesar de uma classe ter alunos em estágios diferentes de conhecimento, todos podem aprender. “O ambiente Prof. Luís Valentehttp://www.blogger.com/profile/14063585057589346464noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1652651149242770300.post-30446156975329798192010-05-19T05:27:00.000-07:002010-05-19T05:28:55.517-07:00BAKHTIN EM TRECHOSBAKHTIN EM TRECHOSPrincipais contribuições de M. Bakhtin para o estudo da linguagem e da literatura“Portanto, por trás de cada texto está o sistema da linguagem. A esse sistema correspondem no texto tudo o que é repetido e reproduzido e tudo que pode ser repetido e reproduzido, tudo o que pode ser dado fora de tal texto (o dado). Concomitantemente, porém, cada texto (como enunciado) é algo Prof. Luís Valentehttp://www.blogger.com/profile/14063585057589346464noreply@blogger.com7tag:blogger.com,1999:blog-1652651149242770300.post-13261798980652860202010-05-18T05:02:00.000-07:002010-05-18T07:07:32.376-07:00III JORNADA DO CURSO DE LETRAS DO CAMPUS DA UFPA EM CAMETÁUNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁCAMPUS UNIVERSITÁRIO DO TOCANTINS/CAMETÁ – CUNTINSFACULDADE DE LINGUAGEM – FACLINGIII JORNADA DO CURSO DE LETRAS DO CAMPUS DA UFPA EM CAMETÁ &III FEIRA DO LIVRO NA AMAZÔNIA CAMETAENSEinscrições abertas: jornadadeletrascameta@gmail.com ou jornadadeletrascameta.blogspot.comTEMALÍNGUA, LITERATURA E OUTRAS LINGUAGENS: SUJEITOS, OBJETOS E ENSINO NA AMAZÔNIACametá – Prof. Luís Valentehttp://www.blogger.com/profile/14063585057589346464noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1652651149242770300.post-16167412104897233852010-05-17T05:08:00.000-07:002010-05-17T05:12:37.107-07:00I SEMINÁRIO DE PESQUISA DO CURSO DE LETRAS DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO TOCANTINS (I SEPEL)I SEMINÁRIO DE PESQUISA DO CURSO DE LETRAS DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO TOCANTINS (I SEPEL)Pesquisas e perspectivas de estudo de Línguas e Literaturas na Amazônia11 de junho de 2010 Campus Universitário do Tocantins/CametáPúblico AlvoDiscentes do Curso de Letras RealizaçãoCAMPUS UNIVERSITÁRIO DO TOCANTINSFACULDADE DE LINGUAGEM Coordenação da Faculdade de LinguagemProfª IVONE VELOSOCoordenação geralProf. Luís Valentehttp://www.blogger.com/profile/14063585057589346464noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1652651149242770300.post-10644189904499764992010-04-19T07:13:00.000-07:002010-04-19T07:14:38.815-07:00Cronologia do ensino de Língua Portuguesa no BrasilCronologia do ensino de Língua Portuguesa no Brasil1759 A Reforma Pombalina torna obrigatório no Brasil o ensino de Língua Portuguesa nas escolas. A intenção é transmitir o conhecimento da norma culta da língua materna aos filhos das classes mais abastadas. 1800 A linguagem é vista como uma expressão do pensamento e a capacidade de escrever é consequência do pensar. Na escola, os textos Prof. Luís Valentehttp://www.blogger.com/profile/14063585057589346464noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-1652651149242770300.post-43723283839629403842010-04-19T07:09:00.000-07:002010-04-19T07:12:13.131-07:00O QUE ENSINAR NA AULA DE PORTUGUÊSO QUE ENSINAR1 Concepção de linguagemProvocaçãoVocê ensina Língua Portuguesa ou Práticas de Linguagem?Se você estiver alinhado com as atuais concepções de linguagem, deve ensinar os alunos a pôr em prática a linguagem, formando cidadãos leitores e escritores de uma cultura em que a escrita é predominante. Com base nas pesquisas desenvolvidas pelo filósofo russo, Mikhail Bakhtin, essas concepções Prof. Luís Valentehttp://www.blogger.com/profile/14063585057589346464noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1652651149242770300.post-18488990377418622552010-03-25T04:46:00.000-07:002010-03-25T04:49:47.302-07:00QUEM RI DO QUÊ?QUEM RI DO QUÊ?Marcos Bagno - Janeiro de 2010Uma das grandes contribuições da ciência linguística foi provar a existência de traços universais, presentes em todas as línguas humanas. E poderia ser Prof. Luís Valentehttp://www.blogger.com/profile/14063585057589346464noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1652651149242770300.post-27577708553891794392010-03-12T03:53:00.000-08:002010-03-12T04:07:27.160-08:00O ensino da comunicação: Bernard Schneuwly diz que os professores precisam de material didático para trabalhar com leitura e escritaO ensino da comunicaçãoO psicólogo suíço Bernard Schneuwly diz que os professores precisam de material didático para trabalhar com leitura e escritaDenise Pellegrini Bernard Schneuwly. Foto: Rogério AlbuquerqueVocê pode não conhecê-lo pelo nome, mas o trabalho do suíço Bernard Schneuwly, professor da Prof. Luís Valentehttp://www.blogger.com/profile/14063585057589346464noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-1652651149242770300.post-39019089099207059672010-03-12T03:39:00.000-08:002010-03-12T03:49:33.378-08:00Entrevista com Joaquim Dolz:De que adianta conhecer o código, se não entende o texto?Autor: Luiz Henrique GurgelQuando escolhemos o gênero como unidade de ensino, o que podemos ensinar aos alunos? Joaquim Dolz – É preciso clarear os currículos. Os gêneros, quando entram na escola, trazem elementos das práticas sociais de referência, mas tornam-se objetos para aprender e escrever. É fundamental definir as capacidades linguísticas discursivas que se pretende desenvolver com os Prof. Luís Valentehttp://www.blogger.com/profile/14063585057589346464noreply@blogger.com0